No fim do semestre observamos um padrão bem frequente… Muitas crianças ficam mais agitadas, recusam mais as atividades e não respondem tão bem às intervenções. Isto sempre levanta uma dúvida: será que ela está cansada?
Para avaliarmos se a alteração de comportamento da criança se deve ao cansaço, ou se é resultado de mudanças no ambiente, devemos responder às seguintes questões:
As pessoas que lidam com criança mudaram o comportamento delas?
Exemplo: Estão mais impacientes, cansadas, etc
Exemplo2: Com crianças mais velhas, é comum que a professora passe mais matérias no fim do semestre de modo a conseguir cumprir o cronograma previsto
A rotina da criança teve mudanças significativas?
Exemplo: Acontece de algumas escolas irem reduzindo o nível de estruturação da rotina no período que antecede o fim das aulas, e isto pode afetar bastante a criança com TEA]
É claro que uma coisa não exclui a outra! Pode ser que a criança esteja cansada E tenha havido mudanças ambientais no seu dia a dia!
De qualquer forma, identificar estas alterações permite a nós criarmos estratégias para ajudar a nossa criança a ter um restinho de semestre agradável e produtivo para o seu desenvolvimento!