Ensinando Teoria da Mente

carinhas

Teoria da Mente é um conceito complexo e muitas pessoas ficam confusas sobre como ensinar esta habilidade. Por isto vamos tentar sintetizar as etapas de ensino!

De forma sucinta, o ensino dos estados mentais pode ser dividido em  5 níveis:

Nível 1 – Reconhecimento facial das expressões faciais com fotografias.

Foco:  Tomada de perspectiva simples

Nível 2 – Reconhecimento esquemático das expressões faciais.

Foco: Tomada de perspectiva complexa

Nível 3 – Emoções baseadas em situações

Foco: Ver leva a saber.

Nível 4 – Emoções baseadas em desejos.

Foco: Crenças verdadeiras ajudam a predição

Nível 5 – Emoções baseadas em crenças.

Foco: Crenças falsas (às vezes temos um pensamento que não corresponde à realidade)

Princípios para ensinar Teoria da Mente:

– Dividir a tarefa: aprende-se gradualmente

– Dividir o ensino de acordo com a sequência natural de aprendizado

– Intervenções menos “artificiais” são mais eficazes

– Reforço extrínseco e intrínseco são importantes para manter o aprendizado (aprendizagem sem erro)

A criança generaliza mais quando se tem como foco os princípios/conceitos básicos (não somente instruções). E isso facilita a generalização!

à Se houvesse erro, a resposta certa já é fornecida para evitar a perseveração de erros

à Aprendizado por raciocínio indutivo

Princípios/conceitos básicos (para facilitar generalização e ensino):

1- Ver leva a saber

2- As situações afetam as emoções (se faço x , fico feliz; se não faço x, fico triste).

3- Faz de conta envolve substituição ou supressão do uso de objetos (Quando a criança finge x, ela faz isso sem a presença real do objeto ou consequência, apenas para se divertir)

Como dissemos anteriormente, trata-se de uma habilidade complexa! Por isto estamos a disposição para ouvir dúvidas/comentários de vocês sobre como ensinar a teoria da mente!