Teoria da Mente é um conceito complexo e muitas pessoas ficam confusas sobre como ensinar esta habilidade. Por isto vamos tentar sintetizar as etapas de ensino!
De forma sucinta, o ensino dos estados mentais pode ser dividido em 5 níveis:
Nível 1 – Reconhecimento facial das expressões faciais com fotografias.
Foco: Tomada de perspectiva simples
Nível 2 – Reconhecimento esquemático das expressões faciais.
Foco: Tomada de perspectiva complexa
Nível 3 – Emoções baseadas em situações
Foco: Ver leva a saber.
Nível 4 – Emoções baseadas em desejos.
Foco: Crenças verdadeiras ajudam a predição
Nível 5 – Emoções baseadas em crenças.
Foco: Crenças falsas (às vezes temos um pensamento que não corresponde à realidade)
Princípios para ensinar Teoria da Mente:
– Dividir a tarefa: aprende-se gradualmente
– Dividir o ensino de acordo com a sequência natural de aprendizado
– Intervenções menos “artificiais” são mais eficazes
– Reforço extrínseco e intrínseco são importantes para manter o aprendizado (aprendizagem sem erro)
A criança generaliza mais quando se tem como foco os princípios/conceitos básicos (não somente instruções). E isso facilita a generalização!
à Se houvesse erro, a resposta certa já é fornecida para evitar a perseveração de erros
à Aprendizado por raciocínio indutivo
Princípios/conceitos básicos (para facilitar generalização e ensino):
1- Ver leva a saber
2- As situações afetam as emoções (se faço x , fico feliz; se não faço x, fico triste).
3- Faz de conta envolve substituição ou supressão do uso de objetos (Quando a criança finge x, ela faz isso sem a presença real do objeto ou consequência, apenas para se divertir)
Como dissemos anteriormente, trata-se de uma habilidade complexa! Por isto estamos a disposição para ouvir dúvidas/comentários de vocês sobre como ensinar a teoria da mente!